sábado, 18 de julho de 2015

Alimentar-se bem é enriquecer!

Não se trata apenas de matar a fome orgânica e fortalecer naturalmente o corpo, mas também de temperar a nossa vida e acrescentar aroma e sabor às memórias da nossa passagem pela vida de outras pessoas, revelando quanto de amor cabe nesta receita que elaboramos dia após dia.

Nas famílias indianas, a comida não é percebida simplesmente como uma necessidade de sustento físico, mas como parte de um "círculo cósmico". Basta vermos este dito popular da Índia: "a comida que o homem come e seu universo devem estar em harmonia". História, crenças e rituais estruturam a sua complexa culinária, tendo como elemento central as especiarias, com as suas centenas de combinações, chamadas "masalas".





Este pensamento em relação ao alimento está presente em muitas culturas, mas é especialmente notório na indiana. Por isso, nos próximos posts do Blog do Swadisht vamos falar um pouco sobre os elementos que compõem a culinária da Índia e, aproveitando os dias mais frios da estação, começaremos pelos temperos que aquecem corpo e alma, de dentro para fora!

Os alimentos têm naturezas diferentes, com capacidade de gerar frio ou calor no corpo humano. Por exemplo, tomate, pepino, manga, melão, melancia e menta têm o poder de esfriar o corpo e devem ser evitados nesta época. Já temperos como cúrcuma, pimentas, canela, cravo, gengibre, alho e cebola ajudam a aquecer internamente seu organismo. Também os tubérculos, como cenoura, nabo, rabanete, batata, batata-doce, inhame, cará e aipim são fundamentais nesta estação. E ainda, cacau, café e outros. Então, acompanhe os próximos posts e quando for à feira ou ao mercado, coloque um pouco de "calor" no seu carrinho!