quarta-feira, 8 de julho de 2015

Como combinar vinhos e pratos indianos

De uma maneira geral, segundo os especialistas, qualquer que seja a quantidade de pimenta no seu prato ele irá bem com um vinho frutado, pouco alcoólico e, melhor ainda, com notas adocicadas. Assim, levando isto em consideração, vamos à alguns exemplos:

Os pratos indianos mais pesados, com carne vermelha e uma quantidade moderada de pimenta, como o Rogan Gosht (carne de cordeiro cozida com especiarias, ao molho de cebolas douradas e iogurte), pedem um vinho com mais estrutura, como um bom Merlot nacional ou chileno, com taninos macios, aromas de frutas e especiarias... Um Pinot Noir chileno, remetendo à frutas maduras e doces, ou neozelandês, se você estiver atrás de algo diferente.

Já quando a carne vermelha associada à pimenta caracterizam o sabor e se juntam a massas finas, como as deliciosas Meat Samosas, normalmente servidas como entrada, pode-se imaginar um bom Syrah, com notas igualmente picantes.



Para pratos dominados pelo forte sabor do curry, e normalmente mais apimentados, é preciso ter um cuidado especial na hora de harmonizar, porque eles costumam roubar a cena. Vinhos brancos, frescos e jovens podem ser simplesmente apagados do paladar. Por exemplo, para o Murg Korma (frango cozido ao molho de curry e decorado com amêndoas) seria interessante um vinho branco de corpo aromático e boa acidez, como um Riesling alemão, ainda que alguns possam achar meio fora de moda. O mesmo vinho cai bem com os pratos apimentados que tem como base frutos do mar, como o Prawns Fish Chilli Masala (camarões e peixe ao molho picante, especiarias e masala). Outra opção interessante é buscar harmonização nas borbulhas de um bom espumante.

Os pratos que levam molhos agridoces (cujas receitas tradicionais indianas pedem frango e são menos adocicadas que as de outras culturas orientais, como a chinesa ou a tailandesa), vão bem com espumantes e Champagnes Demi Sec. É o caso do Chicken Malwani (frango elaborado com molho de coco fresco, pasta de tomate e especiarias). A partir daí, quanto mais acentuada a picância, mais podemos nos aproximar das Champagnes Brut e dos vinhos jovens e ácidos como o Riesling alemão, do qual já falamos, ou o Pino Grigio.

Se você quiser se aventurar na harmonização, a melhor dica é: siga o seu instinto e não tenha medo. Experimente! Mas, se preferir contar com uma mãozinha, no Swadisht, o mestre Gopal está sempre a postos para ajudar!

Posts relacionados:
Pimenta e vinho combinam?