quarta-feira, 8 de julho de 2015

Pimenta e vinho combinam?

Pimenta e vinho combinam, sim. E muito! Porém, nem todo vinho pode aventurar-se a acompanhar a culinária indiana, com sua profusão de sabores exóticos e picantes.

Com a tranquilidade de quem conhece sobre o assunto, o Sr. Gopal, gerente do restaurante Swadisht, com ampla formação e experiência na arte de harmonizar especiarias e vinhos, falou um pouco mais a respeito: "A maior dificuldade está nos pratos que além da pimenta levam fortes doses de curry, gengibre, coentro, cominho e outros temperos marcantes, pois eles podem mascarar o sabor do vinho", esclarece.

Bem, apesar da culinária da Índia ser extremamente diversificada (cada região do país tem suas características gastronômicas específicas), de uma maneira geral, ela é generosa no uso destes elementos. Principalmente a pimenta e o curry estão sempre presentes, associados à cultura indiana em todo o mundo. Também é bem marcante a presença de alguns temperos agridoces e frutas. Além de molhos a base de leite.




Certamente, um saboroso jantar indiano pode ser transformado em um momento memorável de novas experiências se o vinho for bem escolhido e estiver em harmonia com os pratos. Gopal explica que deve-se preferir vinhos acentuadamente frutados, um pouco mais doces do que se beberia normalmente. Assim, diminui-se a probabilidade do sabor parecer apagado e áspero. Mas, não há uma única regra. Tanto vinhos brancos quanto tintos podem ser harmonizados com a exuberante culinária indiana e não é algo tão difícil quanto parece.

No próximo post, algumas dicas preciosas serão reveladas, utilizando pratos do cardápio do Swadisht como exemplo. Enquanto isso, que tal aproveitar estes dias mais frios para aquecer o corpo e a alma com esta deliciosa combinação de pimenta e vinho?

Posts relacionados:
Como combinar vinhos e pratos indianos