terça-feira, 22 de setembro de 2015

Alimente corpo e alma: o poderoso Açafrão da Índia!

Açafrão da Índia

No Brasil, principalmente em Minas Gerais e Goiás, é conhecida como açafrão da terra, açafroa ou gengibre amarelo. Não deve ser confundido com o “açafrão verdadeiro” utilizado nas paellas espanholas, que vem de uma flor e é uma outra especiaria. O açafrão da índia é um tubérculo (raiz) e vem de uma planta sul-asiática da mesma família do gengibre: a cúrcuma. Com um tom característico de amarelo forte, quase alaranjado, é frequentemente utilizado como tempero e também como colorante natural em sorvetes, iogurtes, bolos e outros alimentos.


O açafrão da índia é também um alimento termogênico, ou seja, aqueles que despendem mais energia do corpo para serem digeridos. Por isso, ele estimula o metabolismo a trabalhar em ritmo acelerado e aumenta a temperatura corporal, promovendo a sensação de calor. Também, por ter um forte potencial anti-inflamatório do tecido adiposo, favorece a utilização das gorduras como substrato energético neste processo, facilitando a sua queima pelo organismo.

Suas propriedades têm sido amplamente estudadas. A memória está fraca ou você anda pegando gripe e resfriado muito facilmente? Talvez devesse utilizar mais o açafrão indiano nas suas receitas ou consumir mais pratos com o curry, tempero típico, rico em açafrão. Pelo menos é o que diz o pesquisador Jeya Henry, diretor do Centro de Comida Funcional da Universidade de Oxford Brookes, na Inglaterra. Segundo ele, "A curcumina, principal composto ativo da cúrcuma, é um grande foco de estudo hoje. Um composto realmente incrível, com grande efeito sobre o funcionamento do cérebro e do metabolismo."

"O açafrão em pó, preparado a partir desta planta, tem sido usado há séculos na medicina tradicional da Índia e da China para o tratamento de feridas, infecções e outros problemas de pele", diz Ayyalusamy Ramamoorthy, da Universidade de Michigan, EUA, outro pesquisador das propriedades medicinais da curcumina. "Ela apresenta uma disposição surpreendente de antioxidantes, antibióticos, antivirais, antifúngicos e anti-inflamatórias naturais".



Jeffrey Brender, um membro do laboratório do Ramamoorthy, acrescenta que a curcumina tem mostrado efeitos promissores na doença de Alzheimer. "A incidência da doença de Alzheimer é muito menor na população do sul da Ásia do que nos EUA, por exemplo, ou na população ocidental como um todo", diz ele. "Estudos mostram que o consumo do açafrão pode ser um fator que influencia nessa diferença. Os antioxidantes e as propriedades anti-inflamatórias da curcumina podem ajudar a reduzir a morte dos neurônios e outros sintomas de Alzheimer", completa.

Bem, vamos concordar: só pelo delicioso aroma e sabor o açafrão já vale à pena! Com todas estas propriedades então...

Posts relacionados:
Alimentar-se bem é enriquecer